Música secular: pode ou não pode?

13:53

Hei, pipou! Tudo beleza?

Primeiramente queria dizer que acho essa uma pergunta bem boba. Segundamente, fora temer! (brincadeirinha).


Acho essa pergunta tola pela simples questão de: você só assiste filmes cristãos? Só lê livros protestantes? Só assiste séries do mundo gospel? Eu acredito que não. Se sim, esse post não é para você, pode passar rs. Com tanto entretenimento por aí, por que é que a música causa tanto alvoroço? Eu tenho minha teoria de que é porque quando essas primeiras doutrinas foram estabelecidas pelos homens, não existiam séries no formato que as vemos hoje, os filmes não eram tão popularizados e a Netflix estava longe de ser criada. Mas a música, ah a música, ela está conosco há muuuuuito tempo, basta ver um filme da Idade Média e um bardo estará lá tocando harpa para o rei.


Para ser bem sincera, eu não vou te dizer se pode ou não. Então qual o sentido do post, Gabriela? ~ Você se pergunta ~ Eu vou te contar o que eu penso, e aí você pode tirar suas próprias conclusões, combinado


Creio que ao escutar qualquer música, como cristãos, devemos levar em consideração três coisas:


1- A letra

Não é certo escutar uma música que fere aquilo que você acredita, que vai contra os princípios bíblicos, que faz apologia à imoralidade, impureza, violência, desonestidade e etc etc etc. Se uma música não faz isso, ou não estimula isso, porque pode tratar de como contrário a tais assuntos, eu não acredito que ela não ser "gospel" é razão para não escuta-la. A música, no geral, mexe com os nossos sentimentos, então é sempre válido ser cauteloso com aquilo que está entrando nos seus ouvidos e em seu coração. A Bíblia diz: "tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai". Tire daí seus parâmetros musicais!

2- Sua maturidade

Eu sempre cito o exemplo de um cara que admiro muito quando entro nesse assunto: Luca Martini. Ele conta em um de seus vídeos que logo que se converteu, ao escutar algumas músicas, ele se sentia tentado a voltar para a sua antiga vida de festas e bebedeira, e por essa razão, ele parou de escutar toda e qualquer música "secular". Certo dia, alguém entrou no carro do Luca e ele estava escutando Nirvana. SIM. NIRVANA. Ele conta que hoje, sendo um cristão maduro, a música é arte para ser apreciada, para curtir e para embalar momentos, não mais uma tentação. Você tem que conhecer seus limites, tem que saber o que te leva ao pecado e te afasta do Pai, e isso, mais uma vez, vale para tudo que entra em contato com os seus olhos e ouvidos.

3- Equilíbrio

A música é sim uma ferramente poderosa de adoração a Deus, então não a use apenas como meio de diversão e curtição. É legal dançar na sala ou curtir aquele momento apaixonado, mas ouça também músicas que edifiquem, que te levem à entrega, que embalem seus momentos de devocional. Assim como há músicas que não se categorizam como gospel e são extremamente de Jesus (acho que vou até fazer um post aqui: "músicas que não são cristãs, mas poderiam ser" haha), há músicas muito legais no meio cristão, e de todos os ritmos e estilos, então não seja preguiçoso! Procure e valorize os artistas que são nossos irmãos na fé.

O louvor a Deus não se resume às músicas que eu canto, mas ao modo como vivo, seja cantando, estudando, trabalhando, falando e até mesmo escovando os dentes.


Deixo aqui um artigo interessante e mais profundo sobre o assunto.


Se você discorda de mim, ainda podemos ser amigos, tá? <3


Um beijo e muita música para nós! 



Unsplash 

You Might Also Like

0 comentários

Comenta aí! <3